segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festa de queijos e vinhos.

Nesse friozinho gostoso, que tal uma reunião de amigos com a combinação de queijos e vinhos?


Dicas valiosas para você se tornar expert !!

-Cinco tipos de queijo já garantem a festa: um queijo de cabra fresco, mais camembert, brie, emmental ou gruyère, roquefort ou gorgonzola compõem uma lista básica. Queijos muito salgados como o pecorino e o parmesão podem entrar, mas prejudicam o paladar.


- Sugestão da seqüência de queijos suaves-picantes: gouda, itálico, brie, camembert, gruyere ou emmental, tilsit, gorgonzola, port-salut. Queijos frescos (como o boursin, pastas com cream cheese) e patês ajudam também na composição da mesa.


-Água é um item que não pode faltar à mesa.

-Baguete, torradas, pão francês, ciabatta, pão com nozes ou passas ficam ótimos na mesa. Melhor evitar pães de sabores fortes, com lingüiça ou azeitona por exemplo.

-Como os vinhos, os queijos também devem ser servidos em temperatura apropriada. Queijos como o camembert, brie, emmental, gouda e minas devem sair da geladeira meia hora antes do evento. Os de massa dura como o pecorino e o grana padano, duas horas antes.

-Pêra, pêssego e maçã são ótimas frutas para aparecerem à mesa. Evite a tentação de colocar uvas, mesmo que seja apenas para decorar. Os taninos presentes na casca prejudicam o paladar.

- Quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve conter.




Para cada queijo um vinho certo:
SUAVES E MÉDIOS

-Ricota, boursin e Minas (massa mole) / Brancos secos, da uva riesling, por exemplo.

-Cammembert e brie (massa mole, maturados por fungos na superfície) / Espumantes secos, feitos com as uvas chardonnay e pinot noir

-Gouda, estepe (massa firme, maturados) / Tintos leves, que podem ser das uvas cabernet franc ou gamay, com pouco corpo, característica de vinhos de baixo teor alcoólico, entre 7 e 9,9 graus

-Gruyère, emmental (semiduros com buracos)/ Branco frutado, da uva sauvignon blanc, característica de vinhos jovens

FORTES

-Parmesão, pecorino / Tintos encorpados (sensação de peso na boca, característica dos vinhos com alto teor alcoólico — entre 10 e 13,5 graus), das uvas cabernet sauvignon e shiraz e tânicos (sensação de adstringência, característica de vinhos jovens), da uva tannat

MUITO FORTES

-Roquefort, gorgonzola / Brancos licorosos, que são doces, fortes, com altíssimo teor alcoólico — superior a 14 graus —, das uvas sauvignon ou moscatel
 
                                                                         Escolha a taça certa:
 
 
 
  Quantidades:


Se você vai receber com vinhos e queijos para jantar, calcule de 150 a 200g por pessoa. (Digamos 150g por convidada e 200g por convidado). Recomendações de 300 gramas por pessoa, só se for muitos tipos de queijos, pois os convidados podem se exceder e provar de muito mais qualidades devido ao visual tentador.

Se, após servir os vinhos e queijos, ainda vai oferecer uma boa e reconfortante sopa de cebolas então a quantidade de queijo pode baixar para 100g por pessoa. Mas, por favor, sopa de cebolas só nos dias frios!

Quanto às previsões para as bebidas, a coisa não é tão fácil! O cálculo aproximado é de meia garrafa por pessoa, com uma reserva de uma garrafa para cada 8, 10 convidados. Bebida é sempre tão difícil de calcular! O bom mesmo é não faltar nada na recepção e o excesso anote para comprar menos na próxima.  
 


 
DECORAÇÃO:
 
Como o tema queijos e vinhos traz um ar rústico aposte em cestas de vime para colocar os pães inteiros , tábuas para cortar os queijos, a toalha da mesa pode ser de juta ou até mesmo de renda, coloque em cada queijo uma plaquinha com o nome, flores secas , velas dentro de vidros  e frutas.
 
 






 Não pensem que sou fera em queijos e vinhos, fui pesquisar e estou compartilhando as informações com vocês.
Acho que consegui todas as dicas necessárias para sair tudo perfeito.
Se alguém tiver mais alguma dica por favor deixe um comentário!
Ah outro coisa muiiito importante, nessa noite especial deixe as crianças com a vovó, queijos e vinhos não combina com os pequenos.

Boa festa!
Share |

7 comentários:

  1. Dona charmosa, se fizer uns queijos e vinhos aí, não esquece de me convidar, viu?!

    Beijos

    Dri

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Me jogo e me acabo!!!

    Depois desse post vou correndo pra geladeira atacar um pedaço de gorgonzola que tem perdido por lá!!! Rss

    Bjin

    ResponderExcluir
  3. aprendiz de ronaldo! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Viii avisa ao Ronaldo para marcar uma noite de queijos e vinhos aí na sua casinha.
    Os vilnhos ficam por conta dele e os queijos e quitudes com a gente.

    ResponderExcluir
  5. hummm amo vinho e queijo....

    mto boa a dica...

    http://elainemoreno.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que bom receber você aqui! Grande beijo e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...