terça-feira, 29 de outubro de 2013

Tendências verão 2014 - Fórum de inspirações.

O que é o Fórum de Inspirações?
É um ciclo que tem início com o estudo das inspirações e referências de moda e que conta com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. Através de consultorias, estas pesquisas são levadas às empresas para orientá-las na criação e desenvolvimento de novos materiais e geração de novas ideias.
As empresas participantes do projeto recebem o Fanzine, a Cartilha, o Guia de Inspirações e a Cartela de Cores. Além destes materiais, os integrantes do Núcleo de Design da Assintecal visitam as empresas para apresentar a pesquisa e orientar o desenvolvimento de seus produtos com as Inspirações do Verão 2014.
*Clique na imagem para ver ampliado.
A pesquisa, dividida em três conceitos, é explicada pelo coordenador do Núcleo de Design da Assistencal, o estilista Walter Rodrigues, que conduz os participantes no desenvolvimento de suas próximas coleções.
Segundo Walter Rodrigues, o forte do verão 2014 será a década de 50, baseada no mobiliário, prataria, tapetes, pin-ups e rock and roll: “Estamos mais nostálgicos. É como se voltássemos ao passado, como que querendo reviver toda uma década alegre e ufanista”.
*Clique na imagem para ver ampliado.
Conceito 1: Os Europeus
Sintetiza o nosso olhar para a cultura trazida pelos europeus, que deixaram suas marcas por meio da tradição, do pitoresco, da culinária, da literatura, da arquitetura, da música, da arte e de ofícios que carregam memórias e cores seculares.
Nos dias de hoje olhamos com saudade e desejo de experimentar as cores e o estilo dos anos 1950. A pesquisa busca no mobiliário, veículos, pin-ups, design gráfico e, principalmente, na suavidade de suas cores, a emoção nostálgica para desenvolver novos componentes.
*Clique na imagem para ver ampliado.
Conceito 2: Os Africanos
A raça africana fascina pelas cores, ritmos e pela sensualidade que eles acrescentaram em nós, brasileiros. Eles influenciaram com sua cadência a nossa música, colaborando assim para nossa diversidade e nossa malemolência. A sensualidade que emana da cultura africana, as curvas de nossas montanhas, a nossa arquitetura moderna, o ritmo das cores que fortalecem um desejo de vibração e de novos coloridos trazem à tona nossa brasilidade.
A força do Barroco de nossas igrejas, a sensação de 3D das pinturas e esculturas dos altares, os traços curvilíneos, os ornamentos dourados opulentos e extravagantes são a base da pesquisa para a inspiração deste conceito.
*Clique na imagem  para ver ampliado.
Conceito 3: Os Indígenas
A exuberância da floresta, os seres que lá habitam e os índios donos desta terra ligados à natureza nos ensinam a consumir apenas o necessário, a preservar a mata e a viver em harmonia, mimetizando-se. Suas pinturas corporais, adornos, sementes, redes e objetos do cotidiano nos inspiram a trabalhar as formas redesenhando a paisagem, contrastando cores e misturando matérias, sem perder a rusticidade e a beleza dos aspectos do “feito à mão”.


Share |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom receber você aqui! Grande beijo e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...